segunda-feira, 7 de junho de 2010

Projeto Responsabilidade social da Inclusão Digital

Professor/Ano de Escolaridade: Simone - Projeto Responsabilidade Social da Inclusão Digital
Área de Conhecimento: Língua Portuguesa
Conteúdo: Palavras simples
Objetivos: Identificar as letras que formam os nomes das imagens apresentadas pelo exercício.
Desenvolvimento: Utilizando as atividades do site Atividades educativas, os alunos puderam formar os nomes das figuras apresentadas, exercitando para isso seus conhecimentos sobre as letras do alfabeto e a junção de sílabas.

Que grande alegria pessoal!

Nossos alunos, José Guilherme e Vinícius, que fazem parte deste projeto desde o ano passado, já conseguem ler palavras simples e realizaram parte desta atividade com autonomia e confiança, sem precisar de ajuda.
A alegria deles é contagiante e a nossa não tem palavras para definir!!!
************************************************************************
Este projeto realizado na E.M. Professora Vilma Tâmega, foi utilizado como exemplo em um trabalho sobre o uso da informática na educação no Blog http://cliqueeducacao.blogspot.com/, da professora Luciana.


"A junção ’Informática e Aprendizagem’ vai além de aprender a cerca da tecnologia, mas pode desencadear no processo em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento. “A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.” (MARÇAL FLORES – 1996)

Acreditando no papel social da informática educativa, a E.M. Professora Vilma Tâmega vem desenvolvendo um projeto de inclusão digital em parceria com a sala de recursos, com o objetivo principal incluir socialmente os alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais através da Informática.

É um trabalho realizado dentro do comprometimento de uma escola que busca incluir alunos portadores de necessidades educacionais especiais na sociedade, de forma a cumprir seu papel social como espaço formal de educação. Pude constatar esse fato no período em que atuei como professora dessa unidade escolar, já que vi e também utilizei com os alunos, portadores de necessidades educacionais especiais ou não, muitas atividades desenvolvidas pela professora Simone, de modo a ampliar e dinamizar o processo de aprendizagem dos alunos."

Leia a postagem completa visitando o Blog: Clique Educação

Postado por:
Simone Peixoto Gomes
Profª. do Projeto de Inclusão Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário