segunda-feira, 18 de maio de 2009

18 de Maio - Dia de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes

Muitos casos de violência contra a criança e o adolescente são registrados diariamente em todo o mundo. É necessário que toda a sociedade se envolva e denuncie para que haja a garantia de proteção integral as nossas crianças e nossos adolescentes. No Brasil, as mortes violentas são a principal cauda de óbitos de crianças e adolescentes de 10 a 18 anos de idade. (dados da UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância).


A embaixadora do UNICEF no Brasil Mônica, personagem das histórias infantis criadas por Mauricio de Sousa, é a estrela da campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, com o apoio da Rede Globo de Televisão.
O desenho animado tem duração de 30 segundos e alerta que toda criança tem o direito a crescer sem violência. No filme, Mônica ensina que a educação deve ser baseada na paciência, carinho, respeito e atenção.
Clique no endereço abaixo para ler toda a matéria e assitir ao filme: http://unicef.org.br/
Em 1988, o Brasil saiu na frente de todo mundo! Antes mesmo da Convenção sobre os Direitos da Criança ser aprovada pela ONU em 1989 e virar uma lei internacional, o Brasil colocou seu conteúdo no artigo 227 da Constituição, que diz assim:

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
Ufa! Quantos direitos na mesma lei, né? Mas o Brasil não parou por aí.
Em 1990, foi criado um conjunto de leis admirado em muitos países, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Foi um grande avanço! Pena que essas leis, muitas vezes, não consigam sair do papel. Apesar do Estatuto criar condições de verdade para que o governo e a sociedade trabalhem juntos por uma infância melhor, os direitos da criança no Brasil são desrespeitados diariamente. E onde houver esse desrespeito, o UNICEF estará presente.
Saiba mais sobre este assunto: http://www.canalkids.com.br/unicef/unicef.htm

4 comentários:

  1. ALCIONE NEGRINI26/5/09

    EU SOU ALUNA DO CENTRO DE IDIOMAS,UTILIZEI O LABORATÓRIO DE INFORMATICA DA ESCOLA HOJE ,PELA PRIMEIRA VEZ.
    APESAR DE NÃO TER MUITA INTIMIDADE COM O COMPUTADOR,EU GOSTEI MUITO.

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Rodrigues26/5/09

    Eu sou aluna do curso de centro de idiomas(español) no vilma Tãmega gosto muito desse curso è uma excelente oportunidade;hoje a aula è no laboratorio de informàtica e estou gostando muito até a pròxima.

    ResponderExcluir
  3. Nathana26/5/09

    Eu sou aluna do centro de idioma (Español). Estou Gostando muito do curso .
    Hoje tive uma aula diferente,e muito legal. Espero vir mais vezes .

    ResponderExcluir
  4. Laura C. Alvim Pinto26/5/09

    Oi Oi! sou a Laura,faço curso de linguas estrangeras na Escola Vilma Tamega, agora aqui não vou falar nada além da verdade, eu nunca gostei de fazer cursos desse tipo, mas quando eu comecei a fazer vi que não mata ninguém, é muito divertido pois conheci muita gente legal além de poder estudar com a minha amiga Yasmin.
    Vou falar sobre o curso, minha professora é super símpatica, ela tem uma grande atenção com seus alunos, eu vou assumir uma coisa ela tem cara de ser brava, mas não é não, outra qualidade que ela tem é uma grande paciência com quem não entende direito...
    vamos resumir:
    só tenho que dizer que isso está me fazendo um bem que DEUS sabe.E agradeço por tudo.

    ResponderExcluir