Assunto: Problemas ambientais
Ano escolar: 3º ano / Turma: 3A 202 / Professor: Pedro Paulo
Programas utilizados: Power Point, Windows Media Player e Internet
Componente Curricular: Ciências
Objetivos:
- Identificar os principais problemas ambientais que o planeta Terra tem enfrentado;
- Reconhcer que os problemas apresentados geram consequências sérias para o meio ambiente.
Desenvolvimento: A aula foi dada pela professora da sala de Informática que iniciou o assunto com um filme, para chamar a atenção para o tema a ser abordado. Na apresentação de Power Point, os alunos tiveram acesso ao assunto através de uma história em quadrinhos, de forma que puderam realizar as atividades com base na leitura feita e assim criaram suas próprias histórias, de acordo com as imagens apresentadas. Para complementar o assunto utilizaram o site: http://www.natureza-brincalhona.pt/ através de jogos.
****************************************************
ATIVIDADE II
Assunto: Região Nordeste
Ano escolar: 5º ano / Turma: 5A 202 / Professora: Rita de Cássia
Programas utilizados: Power Point
Componente Curricular: Geografia
Objetivo: Conhecer a cultura nordestina, identificando as particularidades de cada estado desta região.
Desenvolvimento: Através da apresentação de Power Point, os alunos puderam conhecer alguns costumes e tradições que variam de acordo com cada estado da região nordeste, para complementação do assunto que já havia sido abordado em sala de aula e que através das ilustrações apresentadas nos slides tornou-se mais dinâmico. As atividades foram realizadas no próprio Power Point.
Assunto: Região Nordeste
Ano escolar: 5º ano / Turma: 5A 202 / Professora: Rita de Cássia
Programas utilizados: Power Point
Componente Curricular: Geografia
Objetivo: Conhecer a cultura nordestina, identificando as particularidades de cada estado desta região.
Desenvolvimento: Através da apresentação de Power Point, os alunos puderam conhecer alguns costumes e tradições que variam de acordo com cada estado da região nordeste, para complementação do assunto que já havia sido abordado em sala de aula e que através das ilustrações apresentadas nos slides tornou-se mais dinâmico. As atividades foram realizadas no próprio Power Point.
********************************************************
ATIVIDADE III
Curso de Línguas: Espanhol
Professora: Ana Cláudia
Programas utilizados: Internet/MSN
Objetivo: Utilizar a Internet para dinamizar a aula de espanhol.
Desenvolvimento: A professora utilizou a Internet para realizar a pesquisa necessária para a complementação do caderno de atividades do curso, que solicitava o nome dos países da América que falam a língua latina. Após a realização desta atividade, a professora utilizou o MSN para se comunicar com os alunos em espanhol, onde ela fazia perguntas e os alunos respondiam e vice-versa.
Curso de Línguas: Espanhol
Professora: Ana Cláudia
Programas utilizados: Internet/MSN
Objetivo: Utilizar a Internet para dinamizar a aula de espanhol.
Desenvolvimento: A professora utilizou a Internet para realizar a pesquisa necessária para a complementação do caderno de atividades do curso, que solicitava o nome dos países da América que falam a língua latina. Após a realização desta atividade, a professora utilizou o MSN para se comunicar com os alunos em espanhol, onde ela fazia perguntas e os alunos respondiam e vice-versa.
Olá Simone,
ResponderExcluirA finalização da atividade de espanhol utilizando o MSN para uma conversação entre professor e alunos, no idioma estudado, é um ótimo exemplo de como as mídias sociais podem e devem ser utilizada como recurso educacional. Desde que dirigida e fundamentada em propostas pedagógicas consistentes, despertam o interesse e auxiliam no desenvolvimento cognitivo do educando.
Adorei!
Beijos,
Tatiana Castellar
Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação