sábado, 15 de agosto de 2009

Informática na Educação Especial

Hoje, 15 de agosto é o Dia da Informática e fazendo uma reflexão sobre o uso dela na Educação Especial, pode-se constatar que a informática tem assumido um papel muito importante no que se trata de desenvolvimento da autonomia e da socialização das pessoas portadoras de Necessidades Educacionais Especiais.

Um atendimento diferenciado tem todo um significado, pois cada um tem peculiaridades e singularidades pertinentes a deficiência que possui, e este atendimento gera o despertamento para que este indivíduo atue como um ser ativo. O suporte dado a estas pessoas é de grande importância para que elas conquistem a autonomia.
Observando o comportamento dos nossos alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais, pude constatar como tem sido importante o uso da informática para o desenvolvimento cognitivo e social de todos eles. O entusiasmo, a autonomia adquirida, o controle motor desenvolvido e a socialização conquistada, são os pontos positivos que mais me chamam a atenção sobre o uso da informática educativa como recurso didático.

COMO OS CEGOS USAMOS O COMPUTADOR

A informática vem sendo utilizada em grande escala pelos deficientes visuais.
Hoje existem muitos deles trabalhando com a computação. O próprio governo os emprega , como analistas de sistemas, programadores e outras funções.
Muitas pessoas se perguntam como decoram o teclado. O teclado é um comum, sem adaptações. Verifique em seu teclado a existência de três pontos, no "F", "J"e o "5" da calculadora. Estas saliências ajudam a memorizar a posição das outras teclas; (o d fica ao lado esquerdo do f, o m fica embaixo e ao lado direito do j, e assim sucessivamente).
Hoje todos os pcs que estão saindo de fábrica podem falar. O computador que os cegos usam é normal, com apenas alguns programas especiais, às vezes com algum periférico, como por exemplo sintetizadores de voz, impressoras braille, display braille e outros.
Os programas que utilizados são leitores de telas, como o Virtual Vision, Jaws, Window Bridge e outros, que falam as informações escritas na tela para que, por exemplo possamos usar o Word, uma agenda ou qualquer outro programa do Windows.
Também existem programas desenvolvidos especialmente, como o DOSVOX.
Visite o site: Coisas de Cego e leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário