domingo, 24 de agosto de 2014

Atividades do Laboratório de Informática EJA / 1º Semestre de 2014 (4)

Projeto: Copa 2014 – Sonhos, Esperança e Paixão: Brasil Campeão

Data: 04/04/2014
Assunto: Identificação das bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014
Ano escolar: VII Fase e VI Fase / Turmas: 7F301 e 6F301 / Professor: Gustavo
Programa utilizado: LibreOffice Impress
Componente Curricular: Língua Estrangeira - Inglês
Objetivo: Identificar as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014
Desenvolvimento: O professor solicitou aos alunos que abrissem o arquivo com as bandeiras. A seguir, o professor foi falando os nomes dos países e dando dicas (ex: a bandeira deste país possui as cores blue, white e red) e os alunos teriam que mostrar na tela a bandeira correspondente.

Data: 10/04/2014
Assunto: Identificação das bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014
Ano escolar: VIII Fase e IX Fase / Turmas: 8F301 e 9F301 / Professor: Gustavo
Programa utilizado: LibreOffice Impress
Componente Curricular: Língua Estrangeira - Inglês
Objetivo: Identificar as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014
Desenvolvimento: O professor solicitou aos alunos que abrissem o arquivo com as bandeiras. A seguir, o professor foi falando os nomes dos países e dando dicas (ex: a bandeira deste país possui as cores blue, white e red) e os alunos teriam que mostrar na tela a bandeira correspondente.

Slide utilizado nas aulas do dia 04/04/2014 e 10/04/2014

Data: 08/05/2014
Assunto: Análise crítica sobre os impactos da Copa do Mundo 2014 no Brasil
Ano escolar: VII Fase / Turma: 7F301 / Professora: Ivone
Programa utilizado: LibreOffice Writer
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Objetivo: Analisar criticamente os impactos da Copa do Mundo 2014 no Brasil.
Desenvolvimento: Após a leitura e discussão do texto –“2014, a Copa que o Brasil já perdeu”, a professora solicitou aos alunos que fizessem uma produção textual (no editor de texto) comentando o que a Copa do Mundo trará de benefícios e de malefícios para o Brasil.

Data: 15/05/2014
Assunto: Análise do texto: “2014, a Copa que o Brasil já perdeu”
Ano escolar: VII Fase / Turma: 7F301 / Professora: Ivone
Programas utilizados: LibreOffice Writer e Mozilla Firefox
Componente Curricular: P.P.T.
Objetivos: Analisar o texto e a Copa do Mundo 2014 no Brasil; Desenvolver noções de informática: utilização de editor de texto, formatação de texto e pesquisa na internet.
Desenvolvimento: A professora distribuiu o texto impresso e solicitou aos alunos a leitura do mesmo. Após a leitura foram feitos comentários relacionados ao tema tratado no texto. A seguir, a professora solicitou aos alunos que abrissem o arquivo onde estavam as perguntas para análise do texto. As respostas deveriam ser digitadas no próprio arquivo com letra colorida. Na última questão foi solicitada uma pesquisa a respeito do preço dos ingressos dos jogos da Copa. Para a realização da pesquisa foi utilizado o site de busca Google.

Data: 15/05/2014
Assunto: Estádios da Copa do Mundo 2014: custos previstos x custos finais (Pesquisa)
Ano escolar: VI Fase / Turma: 6F301 / Professora: Ivone
Programas utilizados: LibreOffice Impress e Mozilla Firefox
Componente Curricular: P.P.T.
Objetivo: Analisar os custos com a reforma e construção dos estádios da Copa do Mundo 2014 comparando os custos previstos com os custos finais.
Desenvolvimento: A professora solicitou aos alunos que escolhessem um estádio da Copa do Mundo 2014 e utilizassem o site de busca Google para pesquisar uma imagem do estádio escolhido assim como os custos previstos e os custos finais. A imagem e as informações pesquisadas foram registradas através do programa LibreOffice Impress para posteriormente formarem um painel.

Data: 16/05/2014
Assunto: Estádios da Copa do Mundo 2014: custos previstos x custos finais (Pesquisa)
Ano escolar: VI Fase / Turma: 6F302 / Professora: Ivone
Programas utilizados: LibreOffice Impress e Mozilla Firefox
Componente Curricular: P.P.T.
Objetivo: Analisar os custos com a reforma e construção dos estádios da Copa do Mundo 2014 comparando os custos previstos com os custos finais.
Desenvolvimento: A professora solicitou aos alunos que escolhessem um estádio da Copa do Mundo 2014 e utilizassem o site de busca Google para pesquisar uma imagem do estádio escolhido assim como os custos previstos e os custos finais. A imagem e as informações pesquisadas foram registradas através do programa LibreOffice Impress para posteriormente formarem um painel.

Datas: 16/05/2014 e 30/05/2014
Assunto: Análise do texto: “2014, a Copa que o Brasil já perdeu”
Ano escolar: IX Fase / Turma: 9F301 / Professora: Ivone
Programas utilizados: LibreOffice Writer e Mozilla Firefox
Componente Curricular: P.P.T.
Objetivos: Analisar o texto e a Copa do Mundo 2014 no Brasil; Desenvolver noções de informática: utilização de editor de texto, formatação de texto e pesquisa na internet.
Desenvolvimento: A professora distribuiu o texto impresso e solicitou aos alunos a leitura do mesmo. Após a leitura foram feitos comentários relacionados ao tema tratado no texto. A seguir, a professora solicitou aos alunos que abrissem o arquivo onde estavam as perguntas para análise do texto. As respostas deveriam ser digitadas no próprio arquivo com letra colorida. Na última questão foi solicitada uma pesquisa a respeito do preço dos ingressos dos jogos da Copa. Para a realização da pesquisa foi utilizado o site de busca Google.

Data: 19/05/2014
Assunto: Comportamento dos brasileiros durante a Copa do Mundo 2014
Ano escolar: VIII Fase / Turma: 8F301 / Professora: Patrícia
Programas utilizados: Visualizador de vídeo e LibreOffice Writer
Componente Curricular: História
Objetivo: Refletir sobre o comportamento dos brasileiros durante a Copa do Mundo 2014.
Desenvolvimento: A professora apresentou um vídeo do programa CQC, quadro Olho por olho, onde foi possível visualizar brasileiros elevando o preço das mercadorias e serviços quando os clientes eram estrangeiros. Após comentários a respeito do vídeo e também a respeito da Lei Geral da Copa foi solicitado aos alunos que realizassem uma produção textual baseando-se no que viram e ouviram. Essa produção textual poderia ser feita no editor de texto ou no papel.

Vídeo utilizado na aula


Data: 29/05/2014
Assunto: Nome dos países participantes da Copa do Mundo 2014 em Inglês
Ano escolar: VIII Fase e IX Fase / Turmas: 8F301 e 9F301 / Professor: Gustavo
Programa utilizado: LibreOffice Impress
Componente Curricular: Língua Estrangeira - Inglês
Objetivo: Conhecer os nomes dos países participantes da Copa do Mundo 2014 em inglês.
Desenvolvimento: O professor exibiu slides contendo as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014 e solicitou aos alunos que escolhessem uma bandeira. Os alunos receberam moldes e papeis coloridos para confeccionar a bandeira escolhida. As bandeiras confeccionadas formarão um painel onde, na legenda, os nomes dos países aparecerão em inglês.



Data: 30/05/2014
Assunto: Nome dos países participantes da Copa do Mundo 2014 em Inglês
Ano escolar: VII Fase / Turma: 7F301/ Professor: Gustavo
Programa utilizado: LibreOffice Impress
Componente Curricular: Língua Estrangeira - Inglês
Objetivo: Conhecer os nomes dos países participantes da Copa do Mundo 2014 em inglês.
Desenvolvimento: O professor exibiu slides contendo as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014 e solicitou aos alunos que escolhessem uma bandeira. Os alunos receberam moldes e papeis coloridos para confeccionar a bandeira escolhida. As bandeiras confeccionadas formarão um painel onde, na legenda, os nomes dos países aparecerão em inglês.


Slide utilizado nas aulas do dia 29/05/2014 e 30/05/2014

Data: 10/06/2014
Assunto: Análise do texto: “2014, a Copa que o Brasil já perdeu”
Ano escolar: VIII Fase / Turma: 8F302 / Professora: Luciana
Programas utilizados: LibreOffice Writer e Mozilla Firefox
Componente Curricular: P.P.T
Objetivos: Analisar o texto e a Copa do Mundo 2014 no Brasil; Desenvolver noções de informática: utilização de editor de texto, formatação de texto e pesquisa na internet.
Desenvolvimento: A professora distribuiu o texto impresso e solicitou aos alunos a leitura do mesmo. Após a leitura foram feitos comentários relacionados ao tema tratado no texto. A seguir, a professora solicitou aos alunos que abrissem o arquivo onde estavam as perguntas para análise do texto. As respostas deveriam ser digitadas no próprio arquivo com letra colorida. Na última questão foi solicitada uma pesquisa a respeito do preço dos ingressos dos jogos da Copa. Para a realização da pesquisa foi utilizado o site de busca Google.

"E. M. Professora Vilma Tâmega uma gestão de resultados."


Facebook: https://www.facebook.com/professora.vilmatamega

Blog: https://emprofvilmatamega.blogspot.com

Postado por: 
Graciana Gomes Silva
Profª. do Laboratório de Informática / 3º turno

Nenhum comentário:

Postar um comentário