terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dia Mundial do Petróleo - 29 de Setembro

A palavra "petróleo" origina-se do latim petra (pedra) e oleum (óleo). O petróleo é também chamado de "ouro negro", em razão da grande riqueza que oferece aos países que o possuem em grande quantidade. É um óleo mineral inflamável, viscoso, com cheiro acentuado e cor escura variando entre o negro e o castanho-escuro. Origina-se de uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio, os hidrocarbonetos. Está ligado à decomposição de organismos que vivem nas águas doces ou salgadas, os quais, durante milhões de anos, foram pressionados pelos movimentos da crosta terrestre, transformando-se em óleo negro, o petróleo.

O petróleo é um produto de grande importância mundial, principalmente em nossa atualidade. É difícil determinar alguma coisa que não dependa direta ou indiretamente do petróleo. Os solventes, óleos combustíveis, gasolina, óleo diesel, querosene, gasolina de aviação, lubrificantes, asfalto, plástico entre outros são os principais produtos obtidos a partir do petróleo.
Sabemos das diversas aplicações do petróleo e seus derivados. Na verdade, o petróleo por si só, ou crú, não tem muita serventia. Pouco pode-se fazer com ele no estado em que sai de seu recipiente natural e por isso o petróleo precisa ser refinado, o que gera uma infinidade de produtos importantes, sem os quais não saberiamos viver hoje.

Bacia de Campos - A maior reserva de petróleo do Brasil


Considerada a maior reserva petrolífera da Plataforma Continental Brasileira, a Bacia de Campos tem cerca de 100 mil quilômetros quadrados e se estende do estado do Espírito Santo nas imediações da cidade de Vitória, até Arraial do Cabo, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é responsável por aproximadamente 84% da produção nacional de petróleo.
Em 2007, a Bacia de Campos completou 30 anos de produção e abriga cerca de 80% das reservas de petróleo já descobertas pela Petrobras no Brasil. Hoje em dia são extraídos diariamente cerca de 1,49 milhão de barris de óleo e 22 milhões de metros cúbicos de gás e as previsões para 2010 é que a produção aumente para 1,8 milhão de barris de óleo por dia e 34,6 milhões de metros cúbicos de gás.
A exploração da Bacia de Campos começou no final de 1976, com o poço 1-RJS-9-A, que deu origem ao campo de Garoupa, situado em lâmina d`água de 100 metros. Já a produção comercial, começou em agosto de 1977, através do poço 3-EM-1-RJS, com vazão de 10 mil barris/dia, no campo de Enchova.


Águas Profundas

A Petrobras tem cerca de 65% da área de seus blocos exploratórios offshore em profundidades de água de mais de 400 m. Em conseqüência, nos últimos anos, a empresa tem aumentado suas atividades de perfuração exploratória em águas cada vez mais profundas.Confira abaixo o gráfico com os recordes, ano após ano, obtidos pela Petrobras em lamina d´água de poço em produção.

As reservas sob a camada de sal no Campo de Jubarte, na Bacia de Campos, podem conter até quatro vezes mais gás do que as estimadas pela Petrobrás quando prospectava apenas na rocha.


O Brasil entrou em uma nova era da exploração petrolífera, com a descoberta do pré-sal, que é o petróleo disposto abaixo da camada de sal, em mar aberto e a grandes profundidades (6.000 metros +). Incrivelmente nós somos os pioneiros e os mais avançados nessa técnica de exploração do petróleo - o da exploração em alto mar- mas nosso governo ainda não decidiu o que e como fazer para explorar essas reservas gigantescas de petróleo.

Fonte: Petrobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário