quarta-feira, 29 de abril de 2009

Parceria: Informática Educativa e Sala de Recursos

O indivíduo que possui DM apresenta um padrão diferenciado de desenvolvimento afetivo/ cognitivo/ motor . Necessita de interferências planejadas que auxilie em seu processo evolutivo, na capacidade de aprender, na constituição de sua autonomia, nos processos de relação com o mundo, apresentando uma forma de organização qualitativamente diferente de seus pares da mesma idade. Em nossa escola formamos uma valiosa parceria entre a Sala de Recursos e o Laboratório de Informática Educativa.

Com esta parceria buscamos estar contribuindo para um melhor aproveitamento de nossos alunos com necessidades especiais, visto que temos um número expressivo destes alunos nas primeiras fases da EJA e que necessitam de um trabalho diversificado e estimulante, para que a interação deles com o mundo, através do mundo digital seja um fator que favoreça as transformações necessárias para o crescimento de cada um como ser social, através da relação no grupo (estamos trabalhando com o grupo todo).
Nossa primeira experiência aconteceu no dia 25/03.
A professora responsável pela Sala de Recursos, levou para o Laboratório de Informática quatro alunos portadores de DM (Deficiência Mental) para que pudéssemos estar colocando em prática o projeto ao qual estamos nos dedicando. Foi muito gratificante! Eles sentiram-se realizados, valorizados e foram muito estimulados.
Isso já acontece na Sala de Recursos, porém lá o atendimento é individualizado para atender as necessidades da escola e dos próprios alunos, mas no Laboratório de Informática, o trabalho vai ser sempre realizado em grupo, de forma que a percepção tende a ficar mais aguçada, pois um está sempre atento ao que o outro está fazendo e o instinto natural de parceria é ainda mais estimulado, principalmente quando um tenta ajudar o outro.
Muito mais está por vir! E como é gratificante estar realizando este trabalho!
Quero muito agradecer a professora Glett D'Ângela (Professora Responsável pela Sala de Recursos), por acreditar neste projeto e aceitar esta parceria.

terça-feira, 28 de abril de 2009

A Informática na inclusão



O computador na escola, pode ser usado como ferramenta auxiliar do aluno na construção do seu próprio conhecimento. Como transmissor de informações o computador é quase perfeito: pode armazená – las em grande quantidade, pode acessá – las em qualquer parte do mundo, nunca se impacienta, respeita o ritmo do aluno.
O uso do computador na escola deve ser usado como uma ferramenta didática, onde o computador e os softwares repassam o conhecimento e o professor cria ambientes de aprendizagem, facilitando o processo de desenvolvimento do aluno.

E na escola inclusiva, como funciona o uso do computador?

A Educação Inclusiva traz consigo um novo paradigma educacional. Uma nova forma de se olhar e trabalhar com o aluno, que tem que ser aprendida pela escola atual.

"O desafio que enfrentam as escolas inclusivas é o de desenvolver uma pedagogia centralizada na criança, capaz de educar com sucesso todos os meninos e meninas, inclusive os que sofrem de deficiências graves. O mérito dessas escolas não está só na capacidade de dispensar educação de qualidade a todas as crianças; com sua criação, dá-se um passo muito importante para tentar mudar atitudes de discriminação, criar comunidades que acolham a todos e sociedades inclusivas". ( Declaração de Salamanca)

Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento humano é um processo sócio-cultural: o homem se desenvolve a partir da apropriação que faz da cultura. Incluir é criar, criação no sentido das intersecções de afetos, áreas, valores, conceitos, saberes e pessoas.
O computador como ferramenta pedagógica é um grande aliado para a educação, seja ela educação especial, para alunos portadores de necessidades especiais ou não.
Muitos são os softwares que podem ser utilizados para a criação de atividades próprias para cada caso e áreas de conhecimento.
O que na verdade estaremos a abordar daqui em diante é a utilização da informática como um recurso a mais, com o objetivo de auxiliar profissionais, pais e interessados no assunto em como utilizar o computador como instrumento pedagógico, que visa o crescimento intelectual do indivíduo e a sua inclusão na sociedade, através da inclusão digital que tem grande responsabilidade social.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dia da Educação - 28 de Abril


Para que haja progresso em uma nação, a educação deve ser tratada com respeito e prioridade.
"Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." Lei 9394/96
A educação deve visar uma escola amplamente capacitada para receber com dignidade "todos" os estudantes, valorizando a democracia, o respeito, a cidadania e a pluralidade cultural.
Se desejamos uma educação que evolua, precisamos da união de todos, porque a participação de toda a sociedade é uma obrigação, visto que sem a luta do povo por algo melhor, nada acontece. Precisamos cobrar de nossos governantes que cumpram o que está determinado por lei para que assim através da educação a população possa ter melhores oportunidades.
A educação é o ponto de partida para o crescimento de um povo. É a alavanca que propicia a particiação social, capaz de garantir dignidade a população.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

22 de Abril - Dia da Terra



O Dia da Terra foi instituído em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto a nível nacional contra a poluição. A partir de 1990a data internacionalizou-se, ao mobilizar 200 milhões de pessoas em 141 países.

O dia 22 de Abril tem sido marcado pela luta em favor da preservação do Planeta Terra por todo o mundo. Milhões de pessoas tentam a chamar a atenção dos governantes para os problemas que afetam o nosso planeta através de manifestações.
Nas escolas não tem sido diferente! Alunos e professores buscam discutir assuntos como: o aquecimento global, o reaproveitamento do lixo, a poluição das cidades, o buraco da camada de ozônio e em consequência disto tudo, o sofrimento do Planeta Terra e de toda a população mundial.

Em nossa escola, os professores trataram do assunto, utilizando a Informática Educativa como recurso, pois através dos computadores os alunos produziram textos, assistiram a vídeos e realizaram atividades que os levaram à reflexão e à discussão.
Assunto: Planeta Terra
Ano escolar: 8º ano Turma: 8A 203
Componente Curricular: PPT
Programas utilizados: Word
Objetivo: Produzir um texto sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, de forma a preservar a vida na Terra.
Desenvolvimento: Após a análise e discussão feita sobre a imagem proposta para esta atividade e a leitura do texto, os alunos utilizaram o mesmo programa (Microsoft Word) para produzir um relato sobre o que vem acontecendo com Planeta Terra, dando o seu parecer sobre o assunto.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Acróstico

Esta atividade é usada pelos professores de diferentes anos de escolaridade, aprofundando mais ou menos, de acordo com o nível da turma. E pode ser utilizada como forma de trabalhar a produção de texto.
No exemplo abaixo, as professoras do 4º ano de escolaridade utilizaram o acróstico, de acordo com o nível de suas turmas e com o objetivo que desejava alcançar através desta atividade. A professora Alzira, da turma: 4A 202 deixou o tema em aberto para que seus alunos utilizassem a palavra ou expressão que desejassem. A professora Luciana, da turma: 4A 203 pediu aos seus alunos que partissem do seu próprio nome, de forma a falar de si mesmos. Este tipo de atividade também é utilizada na EJA.


Os alunos gostam muito de realizar este tipo de atividade.

Assunto: Acróstico
Ano escolar: 4º ano Turmas: 4A 202 e 4A 203
Professoras: Alzira e Luciana
Programas utilizados: Power Point e Word

Objetivos:


  • Identificar a estrutura de um acrótico, possibilitando ao aluno criar o seu próprio acróstico a partir do seu nome, de uma expressão ou palavra desejada.

  • Criar condições para que o aluno produza um texto, chamando a atenção para a palavra que ficará na vertical e que formará um acróstico.

Desenvolvimento: O assunto foi abordado a partir de uma apresentação de Power Point, onde os alunos puderam ver diferentes tipos de acrósticos, de forma a auxiliar na criação do seu próprio acróstico no Word.



quarta-feira, 15 de abril de 2009

Atividades - 13/04 a 17/04 - Professora Simone

ATIVIDADE I
Assunto: Páscoa
Ano escolar: 5 º ano / Turma: 5A 202 / Professora: Rita de Cássia
Programas utilizados: Power Point, Paint e Windows Media Player
Objetivo: Abordar o tema Páscoa, possibilitando uma discussão sobre o seu verdadeiro significado, utilizando o computador como recurso didático para o desenvolvimento da atividade.


Desenvolvimento: Primeiramente foi passada uma apresentação de slides, com uma leitura coletiva Sob a orientação da professora, dando margem a discussão sobre o assunto; em seguida um vídeo do Youtube sobre o assunto e por fim pintar o utilizaram para pintar o desenho proposto para esta atividade.

Vídeo utilizado na aula:


***********************************************

ATIVIDADE II

Assunto: Vogais
Ano escolar: 2 º ano Turma: 2A 202 Professora: Rosemary
Ano escolar: 2 ª Fase Turma: 2F 301 Professora: Cecília
Programas utilizados: Power Point e Internet
Objetivos: Revisar como vogais, reforçando a aprendizagem.
Desenvolvimento: Direcionados pela professora, os alunos digitaram nos slides com as palavras que iniciavam como Correspondentes vogais. Logo após a conclusão da atividade, que foi muito dinâmica e serviu como instrumento para uma aprendizagem colaborativa, os alunos puderam Reforçar ainda mais seus conhecimentos Através de jogos online. (Jogue você também! Clique no ícone na barra ao lado).

******************************************

ATIVIDADE III

Assunto:Intertextualidade
Ano escolar:
8 º ano Turma:8A 203 Professora: Rita de Cássia
Ano escolar: 9 º ano Turma:9A 203 Professora: Carla
Programas utilizados: Power Point

Objetivos:

  • Como Identificar um Intertextualidade "Conhecimento de Mundo";
  • Reconhecer como referências - Explícitas ou IMPLÍCITAS - a outros textos, Tomados estes num sentido bem amplo (orais, escritos, visuais como em artes plásticas, propaganda, etc)

Desenvolvimento: Utilizando uma Sala de Informática Educativa, como professoras abordaram o assunto de forma dinâmica e sempre relacionando o tema à realidade dos alunos, com as coisas que se passam no dia-a-dia, nas histórias que ouviram na infância, etc Após as avaliações Exceções pelo assunto, os alunos realizaram uma atividade no próprio Power Point, para identificar na imagem apresentada os termos Requisitados pela professora.

(Esta aula foi montada pela Professora Carla)