quarta-feira, 29 de abril de 2009

Parceria: Informática Educativa e Sala de Recursos

O indivíduo que possui DM apresenta um padrão diferenciado de desenvolvimento afetivo/ cognitivo/ motor . Necessita de interferências planejadas que auxilie em seu processo evolutivo, na capacidade de aprender, na constituição de sua autonomia, nos processos de relação com o mundo, apresentando uma forma de organização qualitativamente diferente de seus pares da mesma idade. Em nossa escola formamos uma valiosa parceria entre a Sala de Recursos e o Laboratório de Informática Educativa.

Com esta parceria buscamos estar contribuindo para um melhor aproveitamento de nossos alunos com necessidades especiais, visto que temos um número expressivo destes alunos nas primeiras fases da EJA e que necessitam de um trabalho diversificado e estimulante, para que a interação deles com o mundo, através do mundo digital seja um fator que favoreça as transformações necessárias para o crescimento de cada um como ser social, através da relação no grupo (estamos trabalhando com o grupo todo).
Nossa primeira experiência aconteceu no dia 25/03.
A professora responsável pela Sala de Recursos, levou para o Laboratório de Informática quatro alunos portadores de DM (Deficiência Mental) para que pudéssemos estar colocando em prática o projeto ao qual estamos nos dedicando. Foi muito gratificante! Eles sentiram-se realizados, valorizados e foram muito estimulados.
Isso já acontece na Sala de Recursos, porém lá o atendimento é individualizado para atender as necessidades da escola e dos próprios alunos, mas no Laboratório de Informática, o trabalho vai ser sempre realizado em grupo, de forma que a percepção tende a ficar mais aguçada, pois um está sempre atento ao que o outro está fazendo e o instinto natural de parceria é ainda mais estimulado, principalmente quando um tenta ajudar o outro.
Muito mais está por vir! E como é gratificante estar realizando este trabalho!
Quero muito agradecer a professora Glett D'Ângela (Professora Responsável pela Sala de Recursos), por acreditar neste projeto e aceitar esta parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário