No exemplo abaixo, as professoras do 4º ano de escolaridade utilizaram o acróstico, de acordo com o nível de suas turmas e com o objetivo que desejava alcançar através desta atividade. A professora Alzira, da turma: 4A 202 deixou o tema em aberto para que seus alunos utilizassem a palavra ou expressão que desejassem. A professora Luciana, da turma: 4A 203 pediu aos seus alunos que partissem do seu próprio nome, de forma a falar de si mesmos. Este tipo de atividade também é utilizada na EJA.
Os alunos gostam muito de realizar este tipo de atividade.
Assunto: Acróstico
Ano escolar: 4º ano Turmas: 4A 202 e 4A 203
Ano escolar: 4º ano Turmas: 4A 202 e 4A 203
Professoras: Alzira e Luciana
Programas utilizados: Power Point e Word
Objetivos:
Programas utilizados: Power Point e Word
Objetivos:
- Identificar a estrutura de um acrótico, possibilitando ao aluno criar o seu próprio acróstico a partir do seu nome, de uma expressão ou palavra desejada.
- Criar condições para que o aluno produza um texto, chamando a atenção para a palavra que ficará na vertical e que formará um acróstico.
Desenvolvimento: O assunto foi abordado a partir de uma apresentação de Power Point, onde os alunos puderam ver diferentes tipos de acrósticos, de forma a auxiliar na criação do seu próprio acróstico no Word.