Quando as crianças utilizam as brincadeiras populares, há uma continuidade sócio-cultural.
Vamos brincar?
Avião de papel
Bola de Meia - Pega-se umas folhas de jornal e amasse-as da forma mais redonda possível. Depois coloque o jornal amassado dentro de uma meia e de um nó bem firme na meia. Pronto, agora é só chamar os amigos e jogar!
Bola de Gude - O chão de terra é o ideal, já que algumas modalidades pedem pequenos buracos no caminho. Dá para jogar em terrenos asfaltados e pisos, marcando a arena com um giz, mas isso implica em fazer adaptações nas fases que envolvem buracos, como substitui-los por círculos.
Bilboquê - é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.
Vamos fazer um Bilboquê?
1 copo de papel ou plástico usado (ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio)
Barbante
1 folha de papel usado
Fita crepe
Tinta guache
Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar.
O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.
Material:Duas latas vazias que tenham o mesmo tamanho, barbantes e prego.
essas brincadeiras sao de que regioes?
ResponderExcluirlegal, muito bom!
ResponderExcluir