quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Chiclete

Todo cuidado é pouco!

Visitando o Site do Jornal Hoje , me deparei com uma notícia triste de uma criança que morreu sufocada porque engoliu um chiclete.

Um menino de 4 anos morreu engasgado com um chiclete, em Belo Horizonte. Acidentes desse tipo são mais comuns do que se imagina. Só no primeiro semestre deste ano, o maior hospital de Minas Gerais atendeu mais de 1.600 casos parecidos.
A mãe disse que, na saída da creche, na segunda-feira (14), deu um chiclete para o filho. "Ele saiu correndo para brincar e, quando voltou, já estava engasgado. Fiz o que pude, tentei enfiar o dedo na garganta e tudo", lembrou.

O jogador Aloísio, do Vasco, estava correndo quando se chocou com um zagueiro durante uma partida, em agosto. Ele desmaiou e só foi salvo porque o médico notou que o jogador tinha um chiclete preso na garganta e, por isso, não conseguia respirar.
Clique AQUI e leia a reportagem completa.


Você conhece a história do chiclete?

O chiclete, também conhecido como goma de mascar, é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle, um produto natural. Atualmente, por razões econômicas, os chicletes são produzidos a partir do petróleo.

Chiclete no Brasil

No Brasil, a fabricação e a venda do produto iniciou-se em 1945, sendo Natal (Rio Grande do Norte) a primeira cidade brasileira a conhecer o produto.
Foi durante a Primeira Guerra Mundial, em 1945, que os brasileiros tiveram o primeiro contato com a versão industrializada dos chicletes, por meio do contato com soldados norte-americanos. O Ping Pong -- ícone da infância de muita gente -- foi o primeiro chiclete lançado no Brasil, pela Kibon.

A maior bola

O Guinness, o Livro dos Recordes, informa que a maior bola de chiclete foi feita por uma americana, Susan Montgomery Williams, da Califórnia. A bola media 58,4cm e o recorde de Susan é de 1994!

Mascar chicletes ajuda a limpar os dentes?

É importante lembrar que mascar chicletes não limpa os dentes. Apenas uma boa escovação e o uso habitual de fio dental é que vão limpar os dentes. Mas alguns dentistas recomendam mascar chicletes sem açúcar após um lanche ou uma refeição, pois o chiclete estimula a produção de saliva, o que ajuda a lavar as partículas de alimentos dos dentes. Mas é só por isso.

Chiclete tapeia a fome?

Um mito é dizer que mascar chiclete ajuda a tapear a fome. Não acredite, pois é pura conversa. E, com isso, você pode até desenvolver uma gastrite, pois a mastigação estimula a secreção de enzimas digestivas. E, como o organismo não tem alimento para digerir, acaba agredindo a parede do estômago, o que pode provocar até uma úlcera. E esse hábito não vai ajudar na sua dieta, só poderá comprometer a sua saúde. Além disso, chicletes contêm calorias.

Fontes: Colégio São Francisco/ G1

Um comentário:

  1. Anônimo23/12/09

    Hmmm,muito legal,eu achei que chiclete ajudava muito na lmpeza dos dentese tal tal tal...e eu achava que chiclete tapeava a fome,p~orque não tomava café da manha( que é a refeição mais saudavel e mais importante do dia) ao invés de café, sempre mascava chiclete e isso me fazia muito mal! agora eu parei, e só masco chiclete as vezes, do tipo,depois do almoço ou num lugar fora, mas fora isso não, graças a esse site, obrigada mesmo pessoal, por me comunicar,porque se não fosse vcs, hoje o chiclete estaria acabando com meus dentes e com minha saúde! obrigada a todos! site muito legal e criativo ( e comunicativo né? rsrsr) beeijoos a vocês!

    ResponderExcluir