sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dia Nacional do Trânsito - 25 de Setembro

No Brasil acontecem, diariamente, muitos acidentes no trânsito. Acidentes que muitas vezes poderiam ser evitados se as leis de trânsito fossem respeitadas.

No trânsito, existem os órgãos especiais, que são responsáveis pelos diferentes setores, como: secretarias municipais de trânsito; DETRAN, COTRAN, etc., que são responsáveis pela sinalização e pela manutenção das condições de uso das vias públicas.
As sinalizações de trânsito são universais, adotando-se a mesma simbologia em todo o mundo, a fim de auxiliar os motoristas em suas viagens.

Visite o Site do DETRAN RJ e veja alguns Tipos de Sinalização e outras informações.


Leia também: IBGE


A lei 9.503/97 é que regulamenta o trânsito no Brasil através do CTB – Código de Trânsito Brasileiro e suas resoluções complementares. Os estados da nação brasileira complementam o CTB e suas resoluções por meio de portarias e decretos. Além disso, os órgãos de cada município normatizam os detalhes do trânsito.

Clique AQUI e veja as dicas para pedestres.


Curiosidades:


  • A primeira viagem de automóvel entre Rio de Janeiro e São Paulo, realizada em 1908, levou 36 dias! Atualmente, um avião faz o mesmo percurso em trinta minutos e um automóvel, numa velocidade média de 80 km/hora, demora cerca de 5 horas.

  • O primeiro semáfaro do mundo foi instalado em Boston, nos Estados Unidos, em 1840.
    O primeiro atropelamento, com morte, foi no dia 7 de agosto de 1896, na Inglaterra.

  • Bater o carro a 60 Km/h, é como cair de um prédio de quatro andares. A 80 Km/h, o impacto equivale a uma queda livre de 25 metros. Mesmo a 20 Km/h, o impacto equivale a uma força superior até 15 vezes o peso da pessoa.

  • 60% da poluição atmosférica vem dos automóveis.

  • Pessoas que passam o dia todo no trânsito, inalam mais monóxido de carbono que um fumante. Fonte: Terra-Crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário